out. 27, 2022

Médico para artrodese cervical

Quanto tempo dura uma crise de lombar?

Quanto tempo dura uma crise de lombar

A crise lombar pode durar em torno de alguns dias até 12 semanas. Esse período depende do grau do quadro. Em casos de dor lombar aguda, o tempo de crise é menor, já nos quadros de dor lombar crônica, o período pode se estender por meses.

A dor lombar, ainda que não se trate de uma doença, é uma condição que requer atenção e que afeta cada vez mais pessoas, independentemente da faixa etária, podendo ser caracterizada por uma série de sintomas que se manifestam na região lombar ou coluna lombar.

Apesar de muito parecidas, é fundamental saber diferenciar uma crise lombar de uma simples dor nas costas, para que o problema possa ser tratado de forma correta. A dor lombar se concentra especialmente na região baixa da coluna, podendo estender para coxas e glúteos.

Apesar de não ser uma doença, é importante saber que os sintomas precisam de atenção médica e tratamento adequado e, a falta dele pode prejudicar a qualidade de vida do paciente de forma permanente.

Quais são as causas da dor lombar?

Quais são as causas da dor lombar

As causas da dor lombar são variadas e os fatores podem criar traumas repetitivos, provocando dores na coluna lombar. Entre eles destacam-se:

• Problemas de postura;
  • Esforço excessivo nas atividades físicas;
  • Deformidades;
  • Lesões esportivas;
  • Traumas por queda;
  • Fatores emocionais.

Além disso, algumas doenças como hérnia de disco, câncer, artrose, estenose do canal vertebral, entre outras, podem ser a causa da dor lombar.

Quais são os tipos de dor lombar?

Quais são os tipos de dor lombar

Existem dois tipos de dor lombar, são eles:

• Dor lombar aguda: dura em torno de alguns dias, até no máximo 6 semanas e, neste caso, a dor se caracteriza por um quadro passageiro, normalmente provocado por esforços físicos ou postura inadequada;
  • Dor lombar crônica: normalmente tem duração de cerca de 12 semanas e pode estar associada à inflamação de um nervo.

Quais são os sintomas da dor lombar?

sintomas da dor lombar

Os sintomas da dor lombar se caracterizam por:

• Contrações musculares;
  • Limitação de movimentos dos quadris e pelve;
  • Incômodo ao caminhar ou realizar outras atividades comuns do dia a dia;
  • Dificuldade para dormir;
  • Ansiedade;
  • Depressão.

Os três últimos sintomas estão relacionados especialmente a casos crônicos.

Qual é o tratamento para dor lombar?

tratamento para dor lombar

O tratamento para dor lombar pode variar bastante dependendo da causa e da intensidade dos sintomas.

Normalmente, se inicia com a indicação do uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e repouso para a redução da dor.

Também podem ser recomendados tratamentos complementares como terapias medicamentosas que auxiliam na recuperação total da coluna, como acupuntura, fisioterapia, massagem terapêutica, RPG, quiropraxia, entre outros.

A fisioterapia e a realização de alongamentos é fundamental para que o paciente consiga retomar as atividades normalmente. No entanto, é importante que o paciente aguarde a liberação do médico para qualquer tipo de tratamento alternativo.

A cirurgia só é recomendada nas situações nas quais a dor lombar afeta as habilidades funcionais do paciente ou em casos em que não há melhora com o tratamento conservador

Médico para tratar crise lombar

Para agendar uma consulta com o médico para tratar crise lombar, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!