Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

out. 27, 2022

Quando a artrodese cervical é indicada?

Quando a artrodese cervical é indicada

A artrodese cervical é indicada aos pacientes que apresentam dores cervicais graves e não respondem a outros tratamentos, ou ainda para aqueles com instabilidade na coluna cervical. Somente o médico especialista pode recomendá-la.

A artrodese cervical normalmente é indicada aos pacientes que apresentam dores cervicais graves e não respondem a outros tratamentos, ou para aqueles com instabilidade na coluna cervical. 


A instabilidade da coluna cervical geralmente ocorre como resultado de doença discal degenerativa, trauma, crescimento tumoral ou até mesmo infecção. A doença discal é a causa mais comum deste tipo de problema.


A artrodese cervical é considerada como última alternativa de tratamento, uma vez que funde de maneira permanente as vértebras cervicais, limitando o movimento do pescoço.


No entanto, para alguns casos, ela pode proporcionar um alívio significativo da dor e ainda melhorar a qualidade de vida.

Quais são as condições para a artrodese cervical?

condições para a artrodese cervical

Existem inúmeras condições que podem levar à necessidade da artrose cervical. Entre elas estão:



  • Estenose espinal: é um estreitamento no canal espinal que pode exercer pressão sobre a medula espinal e os nervos;
  • Doença degenerativa do disco: condição na qual os discos localizados entre as vértebras começam a se decompor;
  • Osteoartrose: doença articular degenerativa que pode afetar as articulações do corpo, inclusive a coluna cervical;
  • Traumatismo: lesão traumática da coluna cervical que pode causar instabilidade e requerer a artrose cervical para a estabilização da coluna vertebral.

Como a artrodese cervical é realizada?

Como a artrodese cervical é realizada

A artrodese cervical é realizada sob anestesia geral. O cirurgião faz uma incisão na parte frontal do pescoço, afastando os músculos para aceder à coluna cervical. 


As vértebras são preparadas para a fusão, usando parafusos, varas ou gaiolas e, uma vez concluído o processo, a incisão é fechada e o paciente é levado para a sala de recuperação.


Após o procedimento, o paciente permanece no hospital de três a cinco dias. Durante este período, a dor e o inchaço são monitorados. 


A fisioterapia deve ser iniciada para auxiliar na recuperação da mobilidade do pescoço e o retorno ao trabalho e demais atividades normalmente leva em torno de 6 a 8 semanas.

Médico para artrodese cervical

Para agendar uma consulta com o médico para artrodese cervical, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que causa dor de cabeça tontura e fraqueza?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
Dor de cabeça, tontura e fraqueza podem ser causadas por desidratação, falta de sono, hipotensão, distúrbios do sistema vestibular ou condições médicas como anemia e hipotireoidismo.
como aliviar a dor na coluna cervical
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
Para alívio da dor na coluna cervical, mantenha uma postura correta, aplique compressas quentes ou frias, e pratique exercícios específicos de alongamento e fortalecimento para o pescoço.
O que pode ser dor nas costas e calafrios?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
Dor nas costas e calafrios podem ser sintomas de uma infecção, como uma infecção renal ou pneumonia, ou podem indicar uma condição inflamatória, como a artrite.
Quanto tempo leva para o nervo ciático voltar ao normal?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
O tempo de recuperação do nervo ciático pode variar de quatro a seis semanas para casos leves a moderados de inflamação, mas pode estender-se por vários meses a um ano para casos mais graves ou crônicos
A síndrome do túnel do carpo afeta a coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
A síndrome do túnel do carpo, que afeta o nervo mediano no pulso, não tem impacto direto na coluna vertebral.
O que pode ser dor nas costas na parte de cima?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
A dor nas costas na parte de cima pode ser causada por problemas musculares, hérnia de disco, lesões vertebrais, ou doenças degenerativas como a espondilose.
O que a hérnia de disco pode causar?
Por Dr. Felipe Mourão 26 mar., 2024
A hérnia de disco pode causar dor intensa na coluna, irradiando para braços ou pernas, dependendo da localização. Pode também provocar sintomas neurológicos como formigamento, dormência e fraqueza muscular.
O que é bom para inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 mar., 2024
Para combater a inflamação na coluna, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, práticas de fisioterapia e manutenção de um estilo de vida saudável são eficazes.
O que faz piorar a dor no nervo ciático?
Por Dr. Felipe Mourão 26 mar., 2024
A dor no nervo ciático pode piorar com posturas inadequadas, permanência prolongada sentado, exercícios mal executados, e hábitos diários como usar calçado inadequado ou manter um peso elevado.
Estou com dor no meio das costas o que pode ser?
Por Dr. Felipe Mourão 26 mar., 2024
A dor no meio das costas pode estar relacionada a problemas na coluna torácica, como hérnia de disco, estenose espinhal ou degeneração de disco.
Mais Posts
Share by: