Layout do blog

Dr. Felipe Mourão - Neurocirurgião

out. 27, 2022

Como funciona a infiltração na coluna?

infiltração na coluna

A infiltração na coluna funciona de forma percutânea com o uso de seringas e agulhas, onde é feita aplicação de medicamentos nos pontos onde o paciente sente dor, tratando a dor em sua raiz.

A infiltração na coluna, também chamada de bloqueio na coluna, trata-se de um procedimento que consiste em tratamentos auxiliares para as mais  diversas condições e patologias que acometem a estrutura musculoesquelética e neurológica da coluna. 



A infiltração na coluna pode ser realizada em toda a extensão da coluna, desde a região cervical e lombar até o cóccix. O procedimento é feito de forma percutânea, ou seja, sem a necessidade de cortes, com o uso de seringas e agulhas. 


Os medicamentos são aplicados nas áreas nas quais o paciente sente dor, agindo na raiz do problema. 


As seringas e agulhas são usadas para que os profissionais se certifiquem de que a aplicação ocorra no local adequado. Dentre os principais medicamentos utilizados estão os anestésicos, corticoides e anti-inflamatórios.


O procedimento é realizado por meio de anestesia local e leva em torno de 30 minutos. Por esta razão o paciente pode receber alta hospitalar no mesmo dia. No entanto, recomenda-se repouso de pelo menos 24 horas. 


Após esse período, já é possível retornar de maneira segura às atividades diárias, com a orientação do médico especialista. 

O que trata a infiltração na coluna?

O que trata a infiltração na coluna

A infiltração na coluna trata uma série de problemas como:


  • Bicos de papagaio (Osteófitos);
  • Dor cervical;
  • Dor lombar;
  • Dor no cóccix;
  • Estenose cervical;
  • Estenose lombar;
  • Hérnia de disco cervical;
  • Hérnia de disco lombar.


O procedimento de infiltração na coluna varia de acordo com o local da aplicação e de quais medicamentos serão usados.

Quais os benefícios da infiltração na coluna?

benefícios da infiltração na coluna

Os principais benefícios da infiltração na coluna são:



  • Auxílio para que o médico consiga identificar o local exato da dor do paciente;
  • Diminuição da inflamação e alívio dos sintomas;
  • Melhora na movimentação da coluna;
  • Resultados permanentes e de longo prazo.


Ainda que inúmeras vantagens possam ser destacas, existem algumas contraindicações para a realização do procedimento, como:


  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Infecção ativa;
  • Problemas de coagulação.


É importante ressaltar que só o especialista em coluna pode determinar qual o melhor tipo de tratamento para cada caso. Por esta razão é importante buscar pelo médico em dores intensas e constantes.

Médico para infiltração na coluna

Para agendar uma consulta com o médico para infiltração na coluna, o Dr. Felipe Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 98331-1214 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que causa dor de cabeça tontura e fraqueza?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
Dor de cabeça, tontura e fraqueza podem ser causadas por desidratação, falta de sono, hipotensão, distúrbios do sistema vestibular ou condições médicas como anemia e hipotireoidismo.
como aliviar a dor na coluna cervical
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
Para alívio da dor na coluna cervical, mantenha uma postura correta, aplique compressas quentes ou frias, e pratique exercícios específicos de alongamento e fortalecimento para o pescoço.
O que pode ser dor nas costas e calafrios?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
Dor nas costas e calafrios podem ser sintomas de uma infecção, como uma infecção renal ou pneumonia, ou podem indicar uma condição inflamatória, como a artrite.
Quanto tempo leva para o nervo ciático voltar ao normal?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
O tempo de recuperação do nervo ciático pode variar de quatro a seis semanas para casos leves a moderados de inflamação, mas pode estender-se por vários meses a um ano para casos mais graves ou crônicos
A síndrome do túnel do carpo afeta a coluna?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
A síndrome do túnel do carpo, que afeta o nervo mediano no pulso, não tem impacto direto na coluna vertebral.
O que pode ser dor nas costas na parte de cima?
Por Dr. Felipe Mourão 01 abr., 2024
A dor nas costas na parte de cima pode ser causada por problemas musculares, hérnia de disco, lesões vertebrais, ou doenças degenerativas como a espondilose.
O que a hérnia de disco pode causar?
Por Dr. Felipe Mourão 26 mar., 2024
A hérnia de disco pode causar dor intensa na coluna, irradiando para braços ou pernas, dependendo da localização. Pode também provocar sintomas neurológicos como formigamento, dormência e fraqueza muscular.
O que é bom para inflamação na coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 mar., 2024
Para combater a inflamação na coluna, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, práticas de fisioterapia e manutenção de um estilo de vida saudável são eficazes.
O que faz piorar a dor no nervo ciático?
Por Dr. Felipe Mourão 26 mar., 2024
A dor no nervo ciático pode piorar com posturas inadequadas, permanência prolongada sentado, exercícios mal executados, e hábitos diários como usar calçado inadequado ou manter um peso elevado.
Estou com dor no meio das costas o que pode ser?
Por Dr. Felipe Mourão 26 mar., 2024
A dor no meio das costas pode estar relacionada a problemas na coluna torácica, como hérnia de disco, estenose espinhal ou degeneração de disco.
Mais Posts
Share by: